DestaqueReportagem

A VEZ DA CÚPULA DO SISE: Tribunal inicia audição de Gregório e do Rosário

As sessões de audiência de julgamento do primeiro processo relativo às dívidas ocultas poderão ganhar novo alento nesta semana com as audições de Gregório Leão e António Carlos do Rosário, antigos directores geral e de Inteligência Económica do SISE, respectivamente.

Trata-se de duas figuras que têm muito a dizer sobre a concepção e materialização do Sistema Integrado de Monitoria e Protecção (SIMP) que visava a preservação da Zona Económica Exclusiva de Moçambique (ZEEM) para a qual foram criadas as empresas EMATUM, ProIndicus e MAM.

Estes dois réus eram os únicos do conjunto dos 17 que foram ouvidos desde 23 Agosto até sexta-feira que manusearam todo o expediente voltado para aquele fim e participaram dos encontros do Comando Operativo Conjunto que integrava os antigos ministros da Defesa e do Interior.

Terá sido na sequência da sua relação com este expediente que Gregório Leão se terá beneficiado de cerca de nove milhões de dólares norte-americanos e mais de 2,6 milhões de euros que foram remetidos pelo banco Credit Suisse à Privinvest, com garantias do Estado moçambicano.

Este dinheiro terá sido repassado ao interesse de Gregório Leão e esposa, Ângela Buque Leão, por intermédio da conta da empresa M. Moçambique Construção, de Fabião Mabunda, que também enfrenta a justiça.

No caso de António Carlos do Rosário, o Ministério Público refere que o réu terá usado mais de três milhões de dólares, cerca de sete milhões de euros e perto de 20 milhões de rands em seu benefício.

Para além disso, terá feito um acordo com Jean Boustany, o rosto mais conhecido do grupo Privinvest, para aceder a 13 milhões de dólares que serviriam para o uso dos dirigentes da ProIndicus, pouco mais de quatro milhões de dólares para os dirigentes da EMATUM e um milhão de dólares para o pagamento de salários dos 14 trabalhadores e membros de direcção da MAM.

Dada a expectativa que paira em torno da audição a estes dois réus em particular, o juiz da causa advertiu aos sujeitos processuais, pessoal de segurança, jornalistas e a todo o pessoal de apoio que as sessões desta semana poderão ser muito extenuantes. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo