Nacional

Filhos de mineiros moçambicanos recebem bolsas de estudo

Cerca de 1.540 filhos de trabalhadores mineiros no activo e outros cujo contrato terminou ou os pais perderam a vida, serão beneficiados de bolsa de estudo. O programa vai abranger filhos que tenham, no máximo, 18 anos.

Segundo um comunicado do MITRAB, o acto acontece no quadro do esforço do Governo moçambicano visando a recuperação dos benefícios sociais que este grupo social tem, no âmbito dos descontos que lhes são efectuados nos seus salários para o efeito.
Para a sua prossecução, uma brigada da agência sul-africana de gestão de fundos sociais de trabalhadores do sector mineiro partiu, ontem (segunda-feira), com destino ao país, para, juntamente com o Governo moçambicano, proceder ao início da identificação dos beneficiários das referidas bolsas, cujo lançamento acontecerá na cidade de Xai-Xai, capital provincial de Gaza, uma das maiores fornecedoras de mão-de-obra para as minas e farmas daquele país vizinho.
Trata-se de um fundo existente no sector mineiro sul-africano, criado à base de descontos efectuados nos salários dos próprios mineiros, para o seu futuro social, bem como dos seus filhos ou dependentes, entre os quais o financiamento de estudos. 
O Governo de Moçambique tem vindo a trabalhar, junto à sua congénere sul-africana e à Câmara de Minas, para que os benefícios de que os moçambicanos que trabalham ou trabalharam naquele país têm direito fossem entregues aos abrangidos na sua terra natal.
Recentemente, o MITRAB arrancou com o processo de pagamento de pensões de antigos mineiros moçambicanos na África do Sul que, numa primeira fase, deverá abranger cerca de dois mil mineiros ou seus familiares, num montante estimado em 174 milhões de rands, que será desembolsado pelo Fundo Social para os Trabalhadores Mineiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo