Início » Verónica Macamo já está em Nova Iorque

Verónica Macamo já está em Nova Iorque

Por Jornal domingo

Texto de António Mondlhane, nos EUA

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo, encontra-se desde o final da tarde de ontem na cidade de Nova Iorque, nos Estados da América (EUA) onde vai participar, na segunda-feira (18), na Sessão Informativa Ministerial do Conselho de Segurança das Nações Unidas, subordinada ao tema “Desarmamento e Não-Proliferação Nuclear”.
À sua chegada, Verónica Macamo manteve uma reunião com a comitiva que a acompanha, incluindo o representante permanente de Moçambique na ONU, Pedro Comissário e a directora-adjunta da Direcção para as Organizações Internacionais e Conferências das Nações Unidas, Ilda Trigo, para se inteirar do programa da visita.
Esta é, segundo fontes da diplomacia moçambicana, a sessão de destaque da presidência do Japão no Conselho de Segurança das Nações Unidas durante o mês de Março de 2024, que será dirigida pela Ministra nipônica dos Negócios Estrangeiros, Yoko Kamikawa.
A participação de Moçambique no evento enquadra-se no âmbito das relações que mantém com o Japão, não só no quadro multilateral do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas também no contexto dos laços de cooperação e amizade que existem entre os dois países.
Aliás, o Japão é um dos principais parceiros de desenvolvimento de Moçambique em várias vertentes.
A sessão desta segunda-feira visa a renovação do compromisso dos Estados de um mundo sem armas nucleares, identificação formas de superar os desafios enfrentados pelo regime global de desarmamento e não-proliferação nuclear num período de rápidas mudanças tecnológicas e a facilitação de um debate mais aprofundado sobre a forma de alcançar progressos substanciais no desarmamento nuclear e na não-proliferação, uma visão partilhada por Moçambique.
Neste contexto, Moçambique pretende contribuir para os esforços internacionais com vista ao fortalecimento dos apelos para a manutenção da proibição da corrida armamentista e a não-proliferação.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana