Política

Vencedores do prémio “Mo Ibrahim” dialogam com jovens em Maputo

Três antigos Chefes de Estado de países Africanos, nomeadamente, Joaquim Chissano, de Moçambique, Pedro Pires, de Cabo Verde e Festus Mogae, do Botswana serão

figuras de cartaz na Conferência Africana da Juventude a ter lugar em Maputo de 10 a 14 de Dezembro. Estes líderes têm o condão de terem sido exemplares na sua liderança, acto que lhes valeu o prémio Mo Ibrahim em Boa Governação e espera-se que transmitam as suas experiências para a juventude.

A decorrer sobre o lema “ Juventude Um Poder Em África” o encontro irá juntar na capital do país, cerca de 200 jovens oriundos de 54 nações africanas, para uma reflexão estratégica sobre os desafios da juventude africana, no sentido de aprofundar o exercício da cidadania, democracia participativa e boa governação. Até quinta-feira 30 países haviam confirmado a presença.

O evento é organizado pelo Parlamento Juvenil de Moçambique (PJ), e entre outros objectivos visa a incentivar os jovens a aumentar a sua intervenção e envolvimento em assuntos políticos, económicos – sociais e de interesse geral.

Falando a propósito do encontro, o líder do PJ, Salomão Muchanga explicou que constitui um dos objectivos centrais, “criar um senso de unidade, partilhar a agenda e o comprometimento entre os jovens líderes no sentido de transformar esta camada numa maioria interventiva no desenvolvimento dos respectivos países em particular e de África em geral.”

Muchanga explicou igualmente que a conferência tem um carácter particular por resultar de uma iniciativa de jovens africanos, sem intervenção activa dos respectivos governos ou de agendas externas, “nós somos pela promoção de um diálogo contínuo, aberto, inclusivo, intersectorial, dinâmico e sem reservas”.

No que diz respeito a agenda da conferência, Salomão Muchanga afirmou que a mesma se centrará na Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Boa Governação: lições e saídas para subverter o retrocesso da democracia em África; Carta Africana da Juventude: que desafios para a sua efectiva implementação; transparência, responsabilização e prestação de contas: Os Pilares da Participação Juvenil na Boa Governação; Estratégias de Mobilização Democrática da Juventude: como reverter a baixa participação política; a problemática da igualdade de direitos no acesso aos recursos e oportunidades rumo a independência económica: que desafios para a aplicação das recomendações sobre equidade de género; emprego/empreendedorismo no desenvolvimento da África, educação e tecnologias de comunicação e informação, entre outras.

Num outro momento, o nosso interlocutor explicou que na ocasião serão exaltados os 20 anos da paz vigente no nosso país, “passado este tempo nós os jovens temos que actuar como uma onda de estabilidade do Estado moçambicano”.  

No final da conferência poderá ser adoptada uma Declaração de Compromisso da Juventude Africana sobre a democracia e boa governação e serão aprovadas as linhas de acção estratégica para a divulgação e advocacia pela implementação da Carta Africana sobre democracia, eleições e governação e da Carta Africana da Juventude.

O evento contará igualmente com a presença do secretário executivo do Fórum dos Antigos Estadistas exemplares (África Fórum), o embaixador John Tesha; a secretária -geral da União das Câmaras de Comércio Africanas e antiga ministra de artes e cultura da República Democrática do Congo, Juliana Lumumba; bem como o representante da advocacia digital da juventude na Organização das Nações Unidas.

Estarão igualmente presentes entre outros participantes, activistas que participam activamente na vida política, económica e social dos seus países, dentre eles, os dos direitos cívicos, membros de organizações da sociedade civil, empresários, artistas, jornalistas, académicos, trabalhadores do sector informal, activistas nas redes sociais, jovens com deficiência, agro-pecuários, representantes de grupos vulneráveis, lideres tradicionais e religiosos, políticos, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo