Início » União Europeia aloca 60 milhões de euros para o DDR

União Europeia aloca 60 milhões de euros para o DDR

Por Idnórcio Muchanga

A União Europeia vai alocar 60 milhões de euros para financiar o processo de paz em Moçambique, concretamente o dossier do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos homens armados da Renamo, cujo pontapé de saída teve lugar a 29 de Julho na serra da Gorongosa, província de Sofala.

O anúncio foi feio esta tarde, em Maputo, pela Alta Representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança, Federica Mogherine, quando intervinha na cerimónia da assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação.

O DDR tem como meta o registo de cerca de 5200 homens da Renamo que deverão passar para a vida civil ou serem integrados nas Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDS), um exercício que exige dinheiro, maior parte do qual será disponibilizado pela comunidade internacional.

“A União Europeia sempre apoiou o processo de paz em Moçambique”, recordou Federica Mogherine, depois de felicitar o Presidente Filipe Nyusi e o líder da Renamo pela coragem e dedicação com que conduziram o  diálogo que hoje culminou com a reconquista da paz no país.

 

Você pode também gostar de:

1 comment

Best SEO agency in Bangalore 1 de Fevereiro, 2024 - 9:58

Everything is very open with a very clear explanation of the issues. It was really informative. Your site is very useful. Thanks for sharing!

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana