Início » UE felicita Moçambique por retirada da Lista Cinzenta

UE felicita Moçambique por retirada da Lista Cinzenta

Por Jornal domingo

A União Europeia (UE) felicitou o Governo pelos esforços empreendidos com vista a retirada de Moçambique da lista cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).

Na qualidade de co-presidente do Comité Nacional de Coordenação da Assistência Técnica de Moçambique, a UE elogia todas as instituições nacionais, organizações e profissionais que trabalharam arduamente nos últimos três anos para alcançar este importante resultado, destacando que o país contribuiu para reforçar o seu quadro de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

“Todos estes esforços comprovam o forte empenho de Moçambique em ir além do seu plano de acção do GAFI e continuar a melhorar o seu sistema, servindo de exemplo na região”, afirmou Antonino Maggiore, Embaixador da União Europeia em Moçambique.

“Esperamos continuar a cooperação frutífera com Moçambique nestas matérias, prosseguindo na luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo”, acrescentou.

Na sequência da retirada de Moçambique da lista do GAFI, a UE confirma que não tem requisitos adicionais para a retirada do país da sua própria lista de países terceiros de alto risco.

Assim que as etapas processuais necessárias da UE forem concluídas, Moçambique também será removido da lista da UE.

Destacar que a UE tem apoiado os esforços de Moçambique através de uma combinação de programas globais, regionais e bilaterais.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana