Início » STAE ultima preparativos na Zambézia

STAE ultima preparativos na Zambézia

Por admin

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), ao nível da província da Zambézia, está a ultimar preparativos do pleito da próxima quarta-feira, estando em fase bastante avançada na distribuição de materiais de votação.

Emílio Supelo, presidente da Comissão Provincial de Eleições na Zambézia, disse ao domingoque os materiais estão a ser entregues em todos os distritos para serem distribuídos nas duas mil e 925 mesas de assembleia de voto constituídas ao nível de toda a província.

Refira-se que a segunda fase de formação de membros das mesas terminou esta semana, estando tudo a postos para a votação.

O presidente da Comissão Provincial de Eleições (CPE) assegurou que os materiais de votação estão sendo distribuídos em todos os distritos da província, incluindo nas zonas de difícil acesso, onde serão destacados meios aéreos e marítimos.

Entretanto, na sequência do assalto em Manica que resultou no desaparecimento de 25 kits de material de votação do distrito de Pebane e 1 kit (com o número 108) pertencente ao distrito de Namacurra, relativos à eleição dos membros da Assembleia provincial, a Comissão Provincial de Eleições, à luz da deliberação número 79/CNE/2014, de 6 de Outubro, procedeu a incineração de material residual na lixeira municipal de Quelimane.

A província da Zambézia é o segundo maior círculo eleitoral do país. Com um milhão, 948 mil e 859 eleitores inscritos, elege 45 deputados para a Assembleia da República.

No concernente à Assembleia Provincial tem 92 mandatos com a seguinte distribuição: Quelimane (7), Alto-Molocue (6), Chinde (3), Gilé (4), Gurué (8), Ile (7), Inhassunge (2), Lugela (3), Maganja da Costa (6), Milange (11), Mocuba (8), Mopeia (3), Morrumbala (8), Namacurra (4), Namarroi (3), Nicoadala (5) e  Pebane (4).

Os distritos de Milange (236.954 eleitores), Morrumbala (178.504 eleitores), Mocuba (163.625 eleitores) e Gurué (161.206 eleitores) são os maiores círculos eleitorais para Assembleia Provincial da Zambézia.

Bento Venâncio

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana