Início » STAE preparado para repetição de votação

STAE preparado para repetição de votação

Por admin

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) na província de Nampula garante estar preparado para a repetição das eleições autárquicas neste ponto do norte de Moçambique, onde o processo foi anulado por irregularidades.

O Chefe das Operações do STAE em Nampula, Jacinto António, disse que já estão em curso os preparativos do processo, incluindo a mobilização dos membros das mesas de voto, que serão os mesmos que trabalharam no passado a 20 de Novembro último.
A ideia, segundo a fonte que falava hoje durante o programa radiofónico Café da Manhã da Rádio Moçambique, é colocar os membros de mesa de voto nos mesmos locais onde estiveram afectos na primeira votação.
A nossa previsão é que estes deverão estar nos mesmos locais onde estiveram na primeira votação, disse.
A semelhança da votação de 20 de Novembro, nesta repetição, que de princípio deverá ter lugar no próximo Domingo, prevê-se o funcionamento de 54 assembleias de voto com um total de 312 mesas, a serem conduzidas por um total de 1.560 membros das mesas de voto.
Na cidade de Nampula foram inscritos cerca de 246 mil eleitores.
O Chefe das operações no STAE em Nampula assegurou também a disponibilidade financeira para esta segunda votação, mas não adiantou os valores envolvidos e nem a sua proveniência.
Neste momento já temos meios de transporte para levar o material e os membros das mesas para os locais de votação. O que falta, neste momento, são os kits, disse.
Fazendo uma análise do desempenho No primeiro pleito, Jacinto António disse ter-se verificado alguma morosidade no trabalho dos membros das mesas, algo que deverá ser corrigido dado que estes já ganharam experiência neste tipo de processo.
O receio nesta repetição das autárquicas é o provável aumento das taxas de abstenção já que não se prevê a realização de mais uma campanha eleitoral para a mobilização do eleitoral.
Para o Chefe das Operações do STAE, esta situação poderá ser colmatada com a mobilização dos agentes de educação cívica que continuarão a fazer o seu trabalho nos próximos dias até nas vésperas da votação.
O pleito para a presidência do município de Nampula foi anulado no mesmo dia das eleições autárquicas devido a omissão nos boletins de voto da concorrente pelo Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), Filomena Mutoropa. 
No sábado, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou também a anulação do processo de eleição dos membros da assembleia municipal de Nampula, depois de ter verificado a falta de cumprimento das recomendações atinentes a segurança das urnas contendo os votos.
Assim, os munícipes de Nampula irão eleger o presidente do município e os membros da assembleia municipal.

 

AIM

                                             

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana