Início » STAE inicia formação dos formadores do MMV’s

STAE inicia formação dos formadores do MMV’s

Por admin

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) inicia esta quarta-feira, em Maputo, um curso de capacitação de 100 facilitadores nacionais que a partir de 21 a 25 do mês em curso irão formar os formadores provinciais que por sua vez serão incumbidos de preparar os Membros das Mesas de Votação (MMV’s), que vão trabalhar nas assembleias de voto, nas eleições autárquicas de 20 de Novembro próximo.

Segundo o director de Formação e Educação Cívica do STAE, Cláudio Langa, a capacitação incidirá sobre matérias de legislação eleitoral, nomeadamente, procedimentos da votação, preenchimento das actas e editais e outra que se julgar pertinente para que os facilitadores levem a bom termo a formação dos formadores nacionais.

O processo será dividido em três etapas: entre os dias 21 e 25 deste mês será a formação nas capitais provinciais dos formadores a este nível que, por sua vez, de 28 do mês em curso até 4 de Novembro próximo, irão ocupar-se da formação dos formadores provinciais nos 53 municípios. De 8 a 17 de Novembro, aqueles vão formar os cerca de 25 mil candidatos a MMV’s.

Entretanto, Cláudio Langa sublinhou que o órgão continua a debater-se com problemas no recrutamento dos candidatos a MMV’s, mas que tal problema não constituía motivo de alarme uma vez que o prazo foi prorrogado.

“A situação é preocupante mas não alarmante e, para tornar o processo célere, há uma recomendação de se admitir o mínimo de documentação exigida, mas que a posterior vai se aferir a questão do registo criminal, uma vez que na maioria dos casos este documento é obtido nas capitais provinciais”,explicou Cláudio Langa.

Acrescentou que a principal dificuldade prende-se com a falta do talão do recenseamento militar e registo criminal por parte da maioria dos candidatos. Refira-se que para o processo estar completo deve integrar ainda a fotocópia do bilhete de identidade, atestado médico, carta de motivação, entre outros itens.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana