O Presidente da República e Comandante Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Daniel Chapo afirmou que a situação de segurança melhorou em Cabo Delgado em relação aos últimos três a quatro anos, embora haja ataques esporádicos protagonizadas pelos terroristas que nos últimos dias tem estado a raptar cidadãos para depois pedir resgate.
Intervindo por ocasião das celebrações do sexagésimo primeiro aniversário do desencadeamento da luta armada de libertação nacional, o Presidente Chapo indicou que há condições para a circulação de pessoas e bens e com relativa segurança apesar das incursões terroristas.
Disse que o grupo tem estado a tentar condicionar a circulação de viaturas nas rodovias onde protagoniza saques aos bens da população assim como raptar cidadãos, maioritariamente pescadores aos quais exige valores de resgate.
Sublinhou que apesar dessas acções é preciso continuar a defender a pátria apelando à participação de todos os cidadãos.
“As FADM permanecem firmes, adaptáveis e prontas para responder aos desafios da defesa da soberania, preservação da paz e apoio humanitário para não falar de ameaças emergentes como o terrorismo” destacou.