Início » Relação entre Moçambique e Tanzânia é saudável

Relação entre Moçambique e Tanzânia é saudável

Por echangule
  • Filipe Nyusi à margem das comemorações do sexagésimo aniversário da independência do país vizinho

O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que as relações entre Moçambique e Tanzânia são saudáveis, num momento em que a nação moçambicana procura gerir, em coordenação com outros países, o problema do terrorismo em Cabo Delgado. 

Estas declarações foram feitas à margem das comemorações dos 60 anos de independência da Tanzania ocorridas hoje, cujas cerimónias centrais tiveram lugar em Dar-es-Salaam. 

Na ocasião, o Chefe do Estado referiu que “aproveitamos para trocar impressões sobre a situação de Moçambique e a situação daqui em termos da economia”. 

Entretanto, deixou claro que a irmandade entre os dois países está saudável, pois, “poucos foram convidados e nós fizemos parte. Neste momento que estou a falar, há tanzanianos que estão em Moçambique e nós também estivemos aqui na luta contra o Idi Amin. Mas, não só por isso. Quando há oportunidades, trocamos impressões sobre a economia e esperamos que no próximo ano, o mais cedo possível, a presidente (Samia Suluhu Hassan) visite Moçambique”.

Realce-se que participaram nas comemorações dos 60 anos da independência da República Unida da Tanzânia o antigo estadista moçambicano, Joaquim Chissano, bem como a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Ndhlovo, para além de outras altas individualidades do Governo. 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana