Início » Recenseamento eleitoral arranca a 25 de Maio

Recenseamento eleitoral arranca a 25 de Maio

Por admin

O processo de recenseamento eleitoral de raiz arranca a 25 de Maio corrente e deverá prolongar-se até 23 de Julho em todas as autarquias do país que a irão acolher a realização das quartas

 eleições municipais em Novembro.

Para garantir que este processo decorra normalmente os órgãos eleitorais já importaram o equipamento necessário e parte dele está sendo operado pelos brigadistas nas províncias.  

Segundo o director de Educação Cívica e Formação no Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Cláudio Langa, está tudo a postos para o arranque do processo, de tal forma que estão em formação seis mil candidatos a brigadistas, dos quais serão seleccionados cinco mil e duzentos.

Cláudio Langa explicou que a formação dos candidatos arrancou na última quinta-feira e prolongar-se-á até ao dia 23 de Maio corrente. Trata-se de um processo que consiste no aprimoramento dos aspectos teóricos (25 por cento) e práticos (75 porcento).

Segundo afirmou, desta vez o censo será essencialmente digital, contrariamente às ocasiões anteriores em que se usava o misto, nomeadamente, o caderno manual e o electrónico.

Questionado sobre o universo de eleitores estimados, Cláudio Langa afirmou ser prematuro avançar quaisquer números, tendo em conta que o STAE aguarda pelos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) atinentes ao número dos cidadãos que irão completar 18 anos até a data das eleições e as projecções daqueles que já estão em idade eleitoral.

Sobre a preparação do processo eleitoral, no seu todo, o nosso interlocutor afirmou que o STAE tem já aprovado o plano operacional, um documento já apreciado e aprovado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Aliás, Langa frisou que o referido plano já está a ser implementado e que a sua primeira acção tem a ver com a instalação dos órgãos eleitorais de base, nomeadamente, os Secretariados Distritais de Eleições e as Comissões Distritais e Provinciais de Eleições.

Refira-se que a campanha de educação cívica do eleitorado para este processo arrancou no passado dia 10 de Maio e, segundo Cláudio Langa, é contínua, uma vez que terminada esta etapa seguir-se-á a referente á exposição dos cadernos eleitorais, votação, entre outros aspectos eleitorais.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana