Início » PREVENÇÃO DE CONFLITOS ELEITORAIS: Moçambique interessado na experiência do Gana

PREVENÇÃO DE CONFLITOS ELEITORAIS: Moçambique interessado na experiência do Gana

Por Jornal domingo

Moçambique poderá beneficiar da experiência do Gana na área de prevenção e gestão de conflitos eleitorais, através da criação de um Conselho Nacional de Paz, órgão que deverá ser constituído por líderes políticos, religiosos, sociedade civil e outras personalidades influentes.

O objectivo é explorar as capacidades que o Gana tem durante a realização e no período pós-eleições, até porque Moçambique realiza as VI eleições autárquicas a 11 de Outubro deste ano, e no próximo ano irão decorrer as eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais.

A pretensão foi manifestada semana finda, em Maputo, no final das conversações, no quadro da visita de Estado que o Presidente ganês, Nana Addo, efectuou ao nosso país, para estreitamento dos laços de amizade e cooperação entre os dois governos.

Para o Presidente Nyusi a experiência do Gana afigura-se de capital importância e, segundo as suas palavras, na visita por si efectuada àquele país em 2022, “pude perceber que eles têm um Conselho Nacional de Paz, não porque há um conflito, mas é preciso evitar que surja para a manutenção da defesa e segurança”, disse Filipe Nyusi, acrescentando que “a paz não é da responsabilidade dos políticos, mas de toda a sociedade”.

Destacou que a outra área a ser capitalizada tem que ver com defesa e segurança e aqui pretende- -se buscar a experiência daquele país no combate à pirataria marítima. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana