Início » PR nas exéquias de José E. dos Santos

PR nas exéquias de José E. dos Santos

Por Idnórcio Muchanga

O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa hoje (28), em Luanda, nas exéquias do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, falecido no dia 8 do mês de Julho em Barcelona, na Espanha, onde se encontrava hospitalizado, após doença prolongada.

A presença de Filipe Nyusi em Luanda serve para confortar e manifestar solidariedade para com o povo angolano. O Chefe de Estado seguiu ontem para a capital angolana, a partir de Nampula, onde se encontrava em visita de trabalho.

Em declarações à Imprensa, momentos antes de partir para Luanda, o Presidente da República descreveu o falecido Chefe de Estado angolano como um grande líder do continente africano, destacando os laços de irmandade e culturais que unem os povos das duas nações.

Nyusi sublinhou que, durante mais de metade dos 47 anos de independência de Angola, José Eduardo dos Santos trabalhou para a pacificação deste país africano, num processo de reconciliação com sucesso. Acrescentou que foi também um dos promotores e fundadores da SADC e lutador pelos ideais do continente.

Na ocasião, o Presidente da República felicitou o povo angolano pela forma exemplar como conduziu o processo que culminou com a realização das eleições gerais e presidenciais, cujos resultados da votação dão vantagem ao MPLA e o seu líder, João Lourenço.

“Não houve turbulência como a que toda gente está habituada a ver no mundo”, disse Filipe Nyusi.

Nesta deslocação a Luanda, o Chefe de Estado faz-se acompanhar pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana