Uma nova escola secundária, a primeira construída de raiz no distrito de Marracuene, província de Maputo, entra em funcionamento a partir de amanhã, segunda-feira, na localidade de Zintava.
A infra-estrutura, que tem capacidade de albergar cerca de mil alunos, sendo 500 em cada turno, de manhã e de tarde, foi inaugurada ontem pelo Presidente da República, Daniel Chapo, e conta com 10 salas de aula equipadas com novas carteiras duplas e cadeiras e secretárias para os professores.
A escola foi construída à base de material pré-fabricado, num investimento de cerca de 35 milhões Meticais, e teve uma duração de três meses, com um financiamento do Conselho Municipal de Marracuene.
Com a entrada em funcionamento deste estabelecimento de ensino, o distrito de Marracuene passa a contar com cinco escolas para o nível secundário, sendo que as restantes quatro eram primárias e foram elevadas para o actual nível.
Vai aliviar o sofrimento das comunidades de Zintava que percorriam 14 quilómetros para encontrar um estabelecimento de ensino secundário.
Falando durante a cerimónia da inauguração da infra-estrutura, o Chefe do Estado explicou a população, pais, encarregados de educação e lideres comunitários que a edificação daquele estabelecimento está inserida no que teria dito durante a campanha eleitoral que “precisamos de fazer de forma diferente para obter resultados diferentes”. O exemplo é que a escola foi construída em três meses e com um custo baixo.
O Presidente da República referiu ainda que esta vem responder a uma das maiores preocupações da província de Maputo, que é tirar as crianças das salas ao ar livre e no chão e colocá-las na salas convencionais. Defendeu que isso faz diferença em termos de resultados de desempenho, tanto para os professores Leia mais…

