O partido PODEMOS elege hoje o novo secretário-geral, no culminar da 11.ª Sessão do Conselho Nacional que vinha decorrendo desde ontem, na cidade de Maputo.
Na corrida eleitoral, estão Germano Lino, Stélio António, Caetano Mussacaze e Alberto Ferreira, que concorrem para a vaga deixada por Sebastião Mussanhane, que exerce a função de chefe da bancada na Assembleia da República (AR).
O presidente desta formação política, Albino Forquilha, disse ontem na sessão de abertura da sessão que também serão eleitos os dirigentes dos outros pelouros cujos titulares são deputados da AR e desempenham cargos de chefia.
De igual modo, vão ser escolhidos os dez membros do secretariado- -geral, assim como o presidente do Conselho Fiscal.
Segundo Forquilha, o secretário-geral deve ter no mínimo três anos de militância activa no partido, com uma visão clara sobre a sua gestão e ser capaz de garantir a sustentabilidade institucional e financeira.
Entretanto, outros pontos norteiam a agenda da reunião, nomeadamente, a aprovação do relatório das actividades desenvolvidas no ano de 2024 e primeiro trimestre do presente ano; relatório e contas, e a adenda dos novos estatutos adequados às dinâmicas do partido.