Início » PAR desafia mulheres a serem proactivas

PAR desafia mulheres a serem proactivas

Por admin

A presidente da Assembleia da República (PAR), Verónica Macamo Dlhovo, exortou as mulheres de todo o país a pautarem pelo espírito de solidariedade de modo a tornarem esta camada social

 cada vez mais proactiva no processo do seu empoderamento e na luta contra a pobreza.

 

Verónica Macamo que falava, quinta-feira última, por ocasião da realização do IIº Fórum das Mulheres Parlamentares fez questão de sublinhar que se as mulheres forem solidárias entre si, muitas delas poderão superar os preconceitos de inferioridade que não raras vezes lhes inibem de assumir cargos cimeiros em várias esferas de cariz sócio – económico.

O nosso apelo é que a mulher continue a ser perseverante e lutadora, a ser a mãe afável e carinhosa, qualidades típicas da mulher moçambicana, uma flor bela que se orgulha do seu país e da sua identidade cultural. Ela deve ser solidária com as outras mulheres pois, a falta de solidariedade feminina é o maior problema que ainda persiste. Temos que nos solidarizar para lograr êxitos na nossa luta pela equidade do género”disse Verónica Macamo.

A PAR desafiou igualmente as mulheres moçambicanas sobretudo as do Fórum Parlamentar a trabalharem arduamente no sentido de se rever a actual lei das sucessões que segundo afirmou coloca a mulher numa situação desfavorecida em caso de morte do parceiro. “Pessoalmente, confesso, não gostaria de terminar o meu mandato antes de concretizar este nobre objectivo.”

Segundo afirmou, em caso da perda do marido, a mulher muitas vezes é a sexta sucessível, salvo quando se tratar de casamento por comunhão de bens. “Gostaria de desafiar o Gabinete da Mulher Parlamentar e todas as mulheres a usarem a sua inteligência e conhecimento para a revisão da Lei das Sucessões bem como a revogação de normas anacrónicas”.

Num outro momento, Verónica Macamo disse sentir-se profundamente orgulhosa pelo facto de o nosso país ser uma referência a nível mundial no que diz respeito a promoção da igualdade do género e empoderamento da mulher.

Aliás, referiu a este mesmo propósito que nos fora parlamentares as nossas deputadas tem recebido grandes aplausos devido a sua entrega abnegada ao trabalho.

“Nestes espaços de interacção deixamos ficar a nossa boa imagem sobre a experiência democrática do nosso país, onde as mulheres, no dia-a-dia, tendem a crescer em todas as esferas da sociedade, sendo de destacar a sua participação nos órgãos de poder e de decisão política”, referiu a PAR.

Relativamente ao nosso Parlamento, Macamo afirmou que a participação da mulher tem vindo a crescer de Legislatura em Legislatura de tal forma que “em 1977 o peso das mulheres parlamentares era de 12 por cento e hoje, na sétima Legislatura, o peso é de cerca de 40 por cento, sendo de destacar que, actualmente, duas das três bancadas são dirigidas por mulheres.”

Ainda segundo Verónica Macamo a Mulher moçambicana hoje se encontra bastante engajada no processo de desenvolvimento e de criação de riqueza, contribuindo para o combate à pobreza, inimigo número um do país.

Não obstante os sucessos registados, a PAR anotou que subsistem desafios pela frente, tendo anotado a redução das taxas de analfabetismo e de mortalidade materna e infantil, a expansão das casas de mãe – espera, encurtando a distância das parturientes entre a residência e a maternidade, o combate à gravidez precoce e a mutilação genital feminina.

Refira-se que o Fórum da Mulher Parlamentar é uma agremiação que congrega todas as deputadas da Assembleia da República, dirigida pela deputada Nhelety Mondlane e neste encontro entre outros pontos de agenda foi apreciado o seu Relatório Trienal de Actividades (2010/2012), para além da aprovação do Programa de Actividades para o presente ano.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana