Início » Ossufo Momade diz que acordo abre nova página em Moçambique

Ossufo Momade diz que acordo abre nova página em Moçambique

Por Idnórcio Muchanga

O líder da Renamo, Ossufo Momade considera que o acordo, assinado no final da tarde de hoje em Maputo, representa a abertura de uma nova era de esperança entre os moçambicanos, “desde que haja confiança entre os signatários por um lado e os moçambicanos, por outro”.

Segundo defendeu, com o acordo de cessar-fogo sela-se o compromisso do Governo e da Renamo de manterem a paz e a reconciliação nacional, “por isso, todos nós somos chamados a praticar actos para a manutenção da paz entre os moçambicanos. O cessar-fogo que agora inicia em Moçambique traz nova esperança e confiança à nossa sociedade desde que a boa-fé continue a imperar entre as partes”. 

Momade observou ainda que o acordo deve significar ainda a eliminação das barreiras ao exercício da cidadania moçambicana, “permitindo que a sociedade civil possa se assumir como um dos actores de fortificação da democracia e do Estado do direito democrático, bem como lanterna da transparência e respeito do bem comum, não podendo ser motivo de perseguição ou outro motivo de represália”.

O dirigente da Renamo observou igualmente que desde 1992, com a assinatura do Acordo Geral de Paz que que Moçambique desfruta do Estado do direito democrático, “daí que o compromisso de despartidarização do Estado e fortificação das instituições deve ser permanente de modo a manter um o país uno e indivisível”.

Acrescentou que “quer a Renamo, quer o Governo obrigam-se a cumprir escrupulosamente o acordo, de modo a garantir definitivamente a paz e reconciliação nacional e o Estado do direito democrático.

     

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana