Política

OJM elege candidato a sucessão de Petersburg

Cinco jovens filiados a Organização da Juventude Moçambicana (OJM) disputam uma vaga de candidato à Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ). Trata-se de Manuel Formiga, Isálcio Mahanjane, Carlos Salomão, Lígia Muthemba e Luís Job Fazenda.

Os três primeiros pré-candidatos foram propostos pela OJM para concorrerem nas eleições internas daquela associação juvenil filiada ao partido Frelimo. Enquanto os outros dois pré-candidatos, Lígia Muthemba e Luís Job Fazenda saíram dos órgãos do CNJ onde desempenham as funções de Secretária da Mesa da Assembleia-geral e 2º Vice-presidente do Conselho Fiscal respectivamente.

Até ao fecho da nossa edição, o Comité Central da OJM continuava reunido, na cidade de Inhambane, para a eleição do candidato que irá concorrer para a substituição de Osvaldo Petersburg no CNJ.

Entretanto, Osvaldo Petersburg decidiu não se recandidatar para a sua própria sucessão visto que ainda tinha direito de mais um mandato. Petersburg foi eleito Presidente do Conselho Nacional da juventude no decurso da V Assembleia-geral ordinária daquela associação juvenil realizada em Maio de 2009 no distrito de Gondola, província de Manica.

O presidente cessante não entrou em detalhes sobre a sua não recandidatura, apenas disse que “por vontade própria decidi não me recandidatar para dedicar-me a minha família, pois quando fui eleito ainda era solteiro e hoje a situação mudou”.

O Presidente da mesa da Assembleia-geral do Conselho Nacional da Juventude, Acácio Beleza, convocou a VI Assembleia-geral Ordinária do organismo para os dias 6 e 7 de Junho próximo na cidade de Tete. Segundo a mesma convocatória podem concorrer à Presidente do CNJ todas as Associações Membros de pleno direito, através de uma candidatura apresentada por lista única.        

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo