Início » Nyusi termina visita à China

Nyusi termina visita à China

Por Idnórcio Muchanga

O Presidente da Repú­blica, Filipe Nyu­si, concluiu ontem a visita que vinha efectuando à Repú­blica Popular da China, du­ramente a qual, para além de manter um encontro com o seu homólogo Xi Jinping, reuniu-se com diversos dig­nitários mundiais, com des­taque para o secretário-geral das Nações Unidas e a direc­tora-geral do Fundo Mone­tário Internacional (FMI).

Com as autoridades chi­nesas, Filipe Nyusi abordou, entre vários aspectos, o in­teresse de Moçambique em obter financiamento para a reabilitação das estradas na­cionais número um (EN1) e número seis (EN6), esta úl­tima destruída pelo ciclone tropical Idai.

 Durante esta deslocação, algumas empresas chinesas manifestaram a sua dispo­sição em recorrer a capitais privados para investirem em projectos de desenvolvimento em Moçambique, desde que estes estejam devidamente enquadrados nos planos anu­ais ou quinquenais do Gover­no.

 A EN1 e EN6 enquadram-se nesta filosofia, tendo em con­ta que a primeira liga as zonas Sul, Centro e Norte do país, enquanto a segunda a cidade da Beira, em particular o Porto da Beira à vila de Machipanda, na fronteira com Zimbabwe.

Na esteira da visita do Che­fe do Estado moçambicano foram assinados alguns me­morandos com empresas chi­nesas que vão executar uma gama diversificada de projec­tos, que incluem a barragens de Mugeba, na província da Zambézia, linhas férreas e ou­tras infra-estruturas.

Texto de ALMIRO MAZIVE, da AIM, em Beijing

Leia mais…

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana