DestaquePolítica

Nyusi e Momade conversam sobre Acordo de Maputo

O Presidente da República reuniu-se, sexta-feira passada, com o líder da Renamo, Ossufo Momade, e o enviado pessoal do secretário- -geral das Nações Unidas para Moçambique e presidente do Grupo de Contacto, Mirko Manzoni. No encontro, foram abordados os principais tópicos relacionados com a implementação, em curso, do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional de Maputo.

Na ocasião, foram também aflorados os progressos no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) e os assuntos relacionados com a forma e sustentabilidade na aplicação de pensões e o enquadramento na Polícia da República de Moçambique dos antigos guerrilheiros da Renamo.

O momento serviu também para ambas as partes reiterarem o compromisso de concluir a componente de DDR até o final do ano, reconhecendo a sua importância para o país.

Segundo um comunicado enviado ao domingo, os líderes políticos comprometeram-se a retomar o DDR, nos próximos dias, e a avançar nos principais tópicos discutidos. O Presidente Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade, reafirmaram também a sua dedicação em priorizar o diálogo como fundamento para a construção de uma paz duradoura. ”Como Nações Unidas estamos juntos com o povo moçambicano para garantir que o país permaneça no caminho certo para alcançar a paz definitiva e a reconciliação nacional em benefício de todos os moçambicanos”, realçou Mirko Manzoni.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo