Início » Nyusi ausculta bases na província de Maputo

Nyusi ausculta bases na província de Maputo

Por admin

Filipe Nyusi, candidato da Frelimo às eleições presidenciais de 15 de Outubro próximo, escala, a partir de amanhã, 26 de Maio, a província de Maputo para se apresentar aos membros e simpatizantes do seu partido e à população em geral, bem como falar do seu projecto de governação baseado na consolidação da unidade nacional, novo ciclo de desenvolvimento sustentável, coesão entre os moçambicanos e solidariedade social.

O ponto de entrada de Filipe Nyusi à província de Maputo vai ser o distrito de Marracuene, onde estão agendadas reuniões com militantes do partido Frelimo a vários níveis, bem como encontros com líderes religiosos, organizações sócio-profissionais, entre outros.

Depois de Marracuene, o candidato da Frelimo rumará para o distrito de Boane, no segundo dia de visita a esta parcela do país, para, na quarta-feira, terceiro e último dia, escalar a cidade da Matola.

A mensagem principal que Nyusi leva na sua bagagem é: confiança na esperança, mudança e desenvolvimento sustentável, aspectos que devem ser encarnados como sendo a continuidade da preservação da paz, independência nacional e um novo ciclo de distribuição da riqueza.

Nos encontros populares, o candidato vai igualmente explicar ao povo todos os passos que culminaram com a sua eleição em sede da terceira sessão do Comité Central para concorrer às eleições presidenciais de Outubro próximo. Apresentará também o seu projecto e a visão do país, que, segundo tem estado a defender, “não se trata de um programa demagogo, mas sim um novo ciclo de desenvolvimento sustentável e com soluções realizáveis.”

CONCLUÍDAS VISITAS ÀS CASAS DOS DIRIGENTES

Entretanto, semana finda, Filipe Nyusi concluiu o ciclo de visitas aos locais de origem dos primeiros dirigentes da Frelimo, com uma escala ao distrito de Murrupula, em Nampula, terra natal do actual Presidente da República, Armando Guebuza, onde foi ganhar inspiração para dar continuidade ao modelo de governação do Chefe do Estado.

Em Murrupula, o candidato visitou a casa onde nasceu Armando Guebuza, que designou como sendo a residência número um do actual estadista moçambicano. Aqui, Nyusi ficou a conhecer com pormenor todo o percurso do Presidente da República, até aos dias de hoje.

Terminadas as explicações e conselhos dados pela família Guebuza, o candidato orientou um comício popular, onde teve o privilégio de apresentar, pela primeira vez, a sua esposa, Isaura Gonçalo Nyusi.

Nesse comício, a Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza, falou da necessidade de os moçambicanos se unirem em torno da preservação da unidade nacional e da candidatura de Filipe Nyusi.

Segundo defendeu, o candidato da Frelimo é um político humilde, herdeiro e continuador dos objectivos iniciados pela Frelimo, quando da sua fundação em 1962, designadamente, unidade nacional, construção de um Moçambique próspero e livre da pobreza.

“Este candidato, conforme referi antes, é simples, bom comunicador e gosta de conviver com o povo, para além de que quer dar continuidade aos ideais do actual Chefe do Estado, razão pela qual veio a Murrupula para se apresentar e demonstrar a sua disponibilidade para o desenvolvimento do país”,disse Maria da Luz na apresentação de Filipe Nyusi à população.

Rei Munhewa “abençoa” Nyusi

Antes de escalar a residência onde nasceu Armando Guebuza, o candidato da Frelimo participou numa cerimónia, localmente denominado por “makeya”, onde recebeu graças para se tornar num bom dirigente.

“Makeya” é uma cerimónia tradicional que no Sul é designada por “kupahla”, em que os líderes tradicionais, familiares e pessoas influentes evocam os antepassados para o sossego e prosperidade numa determinada missão.

Nesse contexto, mais de dez régulos pediram aos “deuses” de Murrupula, e, sobretudo, ao rei Munhewa, para que dê sabedoria suficiente para Nyusi ser magnífico na condução dos destinos do país.

Segundo garantiram, Filipe Nyusi vai ganhar as eleições de Outubro próximo e, uma vez no poder, deve lutar no sentido de não haver divisão do país, conforme têm propalado algumas mentes perversas.

“Tal como o fez o actual Chefe do Estado, uma vez presidente, deve lutar para servir todos os moçambicanos do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico. Não se deixe levar por aqueles que pretendem dividir o país. É preciso ser forte para manter a coesão e unidade nacional”,disse o régulo Canavaro na sua mensagem de evocação aos espíritos.

Acrescentou que todos os líderes que passam por aquela região a pedir bênção têm tido sucessos nas missões confiadas e que Nyusi não será uma excepção. “Todos aqueles que passam por este lugar ascendem ao poder, pelo que estamos a pedir aos nossos antepassados para que o protejam nesta árdua tarefa de dirigir o país”, disse Canavaro.

De referir que antes de rumar para Murrupula, Filipe Nyusi foi saudado por uma multidão que encheu literalmente a Estrada Nacional Número Um (EN1), na cidade de Nampula, numa marcha que foi desembocar na sede provincial do partido Frelimo.

Com cânticos de saudação ao candidato, os jovens tomaram a dianteira marchando desde o Aeroporto Internacional de Nampula até ao comité provincial, exibindo dísticos com os seguintes dizeres: “Filipe Jacinto Nyusi (FJN): Força da Juventude Nova; 2014, a vitória é certa”.

Vovô Marta pede a Nyusi

paraelaborar mensagem própria

Durante a visita à cidade de Maputo, Nyusi escalou a residência da vovô Marta nas Mahotas, onde foi receber aconselhamento sobre como fazer para se tornar num bom dirigente, tal como tem sido Armando Guebuza.

Em resposta a esta questão, vovô Marta, como é carinhosamente tratada a mãe do Presidente Guebuza, disse que uma das coisas a ter em conta é saber elaborar mensagem própria para cada camada social.

Segundo a mãe do Presidente, uma das tarefas que o candidato tem pela frente é saber expressar-se fluentemente nas línguas faladas na região Sul, para poder expressar-se melhor com a população local.

Sobre esta questão, Nyusi disse que já tomou a dianteira e tem consigo algum vocabulário usado frequentemente nas províncias do sul, tendo entoado uma canção que aprendeu em Gaza, evocando a necessidade da unidade nacional.

Na verdade, o candidato entoou a famosa canção “Nwtanano Usasekile” e foi ovacionado pela família Guebuza, constituída pelos tios, irmãos, filhos e sobrinhos de Armando Guebuza.

“Nesta residência, testemunhámos o sorriso da vovô Marta, que é esperança, amizade e o carinho que ela tem por nós, quando nos disse que temos muito trabalho pela frente. Essa palavra foi de força e encorajamento, sobretudo quando nos recomendou a saber elaborar mensagem própria para o povo de cada lugar”,disse Filipe Nyusi.

Estou confortado para avançar”

– Filipe Nyusi, candidato da Frelimo

Numa avaliação preliminar dos contactos que o candidato manteve com as populações das províncias de Gaza, Inhambane, cidade de Maputo e Nampula, Filipe Nyusi disse sentir-se confortável para avançar rumo à vitória retumbante nas eleições presidenciais de 15 de Outubro próximo.

“Desde que iniciamos este périplo, sentimos que há um encorajamento para continuar a avançar. Temos tido aceitação nos lugares por onde passamos e vamos continuar a dialogar com a população para ouvir os seus problemas e nos aconselharmos sobre como é que se faz um bom dirigente”,disse Filipe Nyusi.

Acrescentou que a ida às terras de origem dos primeiros dirigentes da Frelimo, nomeadamente, Nwadjahane, terra de Mondlane, Chilembene, de Machel, Malehice, de Chissano e Murrupula, de Guebuza, tinha em vista a busca de inspiração para melhor governar o país, quando vencer as eleições presidenciais de 15 de Outubro próximo.

Domingos Nhaule

nhaule2009@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana