Início » Nações Unidas reiteram apoio a Moçambique

Nações Unidas reiteram apoio a Moçambique

Por Idnórcio Muchanga

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, reiterou que o organismo que lidera está profundamente empenhado em mobilizar apoios para a fase de reconstrução pós-ciclones em Moçambique.

Guterres falava há momentos em Maputo, depois de uma audiência concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no quadro da visita de dois dias que está a efectuar ao país.

Na ocasião, o Secretário-Geral da ONU disse que a sua visita tem um carácter muito particular de solidariedade pessoal e dos organismos ligados à organização.

Reconheceu que Moçambique quase que não contribui para o aquecimento global, mas devido à sua localização geográfica figura entre os países que mais sofrem os efeitos das mudanças climáticas, tendo por isso o direito de ser apoiado por todos.

As Nações Unidas estiveram e sempre estarão ao lado do povo moçambicano. Apelamos à comunidade internacional para que apoie Moçambique à dimensão dos problemas que vive, disse.

Intervindo na comunicação à imprensa que se seguiu à audiência, o Presidente Nyusi lembrou que o Secretário-Geral da ONU foi a primeira pessoa que mobilizou forças para a assistência humanitária não só a Moçambique como também aos países vizinhos também afectados pela calamidade.

O Chefe de Estado moçambicano manifestou o reconhecimento do povo moçambicano pelo papel pessoal de Guterres e das Nações Unidas no apoio prestado aquando passagem dos ciclones Idai e Kenneth.

Amanhã, último dia da visita a Moçambique, António Gueterres desloca-se à cidade da Beira, onde vai se inteirar dos danos causados pelo ciclone Idai.

 

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana