Início » Municipalização vai dinamizar Insaca

Municipalização vai dinamizar Insaca

Por Jornal domingo

TEXTO DE CARLOS TEMBE

Munícipes da vila de Insaca, sede distrital de Mecanhelas, província do Niassa, acreditam que a municipalização daquela divisão territorial vai contribuir para o desenvolvimento social e económico local baseado na exploração sustentável das enormes potencialidades de que dispõe.

Insaca faz parte do conjunto das doze vilas que foram elevadas a novas autarquias em finais do ano passado, sob proposta do Conselho de Ministros, carimbada pela Assembleia da República.

Antiga freguesia elevada ao estatuto de vila a 25 de Abril de 1987, Insaca, igualmente conhecida por Mecanhelas, conta com cerca de 23 mil munícipes, sendo que a maioria ocupa-se da prática de várias actividades de geração de renda, com destaque para o cultivo de arroz, feijões, tubérculos, milho e hortícolas bem como a criação de gados bovino, caprino e ovino.

Os lagos Amaramba, Chiúta e Chirua, que fazem parte da lista das maiores fontes hídricas da província do Niassa, são usadas para a pesca e actividades relacionadas com o turismo. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana