Início » MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Parlamento moçambicano defende políticas justas

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Parlamento moçambicano defende políticas justas

Por Jornal domingo

A Assembleia da República reafirma o seu compromisso em continuar a cooperar com todos os parlamentos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) na promoção de políticas climáticas mais justas e inclusivas, para uma resposta regional cada vez mais coordenada e robusta.

O compromisso foi assumido na manhã de hoje pela presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, na sua intervenção, no Simpósio do Fórum Parlamentar da SADC, que decorre na Africa do Sul, sob o lema: O Impacto das Mudanças Climáticas na Mulher e na Juventude da SADC e o Papel do Parlamento na mitigação e adaptação.

Destacou que as mudanças climáticas não são apenas um fenómeno ambiental: “São uma questão de desenvolvimento, de justiça social e dignidade humana. Proteger as mulheres, jovens e crianças é, acima de tudo, proteger o futuro da nossa região”.

Acrescentou que a experiência de gestão dos efeitos das mudanças climáticas em Moçambique, “ensina-nos que os parlamentos desempenham um papel importante neste processo. É nosso dever legislar com justiça, fiscalizar com rigor e assegurar que os orçamentos nacionais reflictam prioridades climáticas com enfoque na igualdade de género e inclusão social”, afirmou.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana