Início » Moçambique recordados Heróis Nacionais

Moçambique recordados Heróis Nacionais

Por admin

O país comemora hoje, terça-feira, 3 de Fevereiro, o Dia dos Heróis que este ano coincide com o 46º aniversário do assassinato de Eduardo Chivambo Mondlane, Arquitecto da Unidade Nacional. Para assinalar a data, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, depositou uma coroa de flores no Monumento aos Heróis Nacionais, em Maputo.

Maputo acordou debaixo de chuva fraca, nada interrompeu a comemoração da data. Aliás, quando era sensivelmente 6:00 horas já era visível a movimentação de milhares dos cidadãos, líderes políticos, religiosos e outras entidades proeminentes que se deslocavam à Praça dos Heróis.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, enalteceu a inteligência dos moçambicanos que criaram a Frente de Libertação de Moçambique, dirigido pelo Presidente Eduardo Mondlane e outros seguidores, para combater o inimigo e mesmo sabendo que lhes custaria a vida.

Na mesma ocasião o estadista moçambicano solidarizou-se para com às vítimas das cheias, nas zonas centro e norte do país, que perderam os seus ente-queridos e bens materiais devido a fúria das águas.

Não me esqueço de outros irmãos que choram pela perda dos seus ente-queridos vítima de intoxicação em Chitima. A perda de vida de um homem nunca é pequena. Queríamos dedicar este momento para reflexão, que recebemos o legado daqueles que libertaram o país para dizer que estamos juntos”, disse o Presidente.

O 3 de Fevereiro foi consagrado Dia dos Heróis Moçambicanos em homenagem a todos cidadãos que sacrificaram suas vidas em prol da libertação do país do jugo colonial português. Como forma de dignificar cada vez mais a heroicidade dessas pessoas, nos últimos tempos, tem se edificado monumentos nos lugares onde nasceram.

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana