DestaqueEconomia

Moçambique , Malawi e Zâmbia procuram reduzir custos comerciais

Os países vizinhos, Moçambique, Malawi e Zâmbia, estiveram reunidos na capital Zambiana, Lusaka, de 21 a 24 de Agosto corrente, para aprimorar os mecanismos de coordenação tripartida, com vista a assegurar a redução dos custos e o tempo de transacções comerciais, bem como, melhorar o acesso a infraestruturas de transporte.
Foram discutidos, dentre vários aspectos, o estágio da preparação da assinatura do Memorando de Entendimento em Normalização, Qualidade, Acreditação e Metrologia a ser assinado entre os três países, da região austral, os desafios nas áreas de infra-estruturas, a coordenação regional, entre outros.
Igualmente foi avaliado o nível de progresso de implementação do plano de acção concebido na Sétima Reunião do Comité Conjunto Tripartido de Gestão do Corredor de Desenvolvimento de Nacala (CGCDN), aprovado em Março último em Lilongue, capital do Malawi, bem como planificadas actividades para o ano 2024.
O encontro constituiu também oportunidade para a discussão de questões centrais para os três países, em particular a assinatura dos Acordos Tripartidos do Corredor de Nacala, a serem assinados brevemente pelos Chefes de Estado.
Os acordos irão favorecer o aprimoramento dos mecanismos de coordenação inter institucional e comercial a nível da região, com especial atenção para a redução dos custos e tempo das transações comerciais e a melhoria do acesso das infra-estruturas de transportes.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo