O Ministério do Interior de Moçambique e o Ministério da Administração Interna de Portugal rubricaram, ontem, em Lisboa, um protocolo para a implementação do Programa de Cooperação Técnico-Policial e Protecção Civil para o biénio 2025-2026.
O acordo visa reforçar as competências técnicas e operacionais da Polícia da República de Moçambique (PRM), do Serviço Nacional de Migração (SENAMI) e do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP), incluindo bolsas de estudo para estudantes moçambicanos na área técnico-policial. Prevê ainda quatro acções de capacitação em matérias como investigação de acidentes rodoviários, protecção de infra-estruturas críticas, leitura e interpretação de scanners e manutenção da ordem pública.
Com um financiamento total superior a 73 mil euros, o programa será implementado entre 2025 e 2026 e inclui actividades de formação e partilha de conhecimento, com o objectivo de qualificar quadros, melhorar a resposta institucional e reforçar a cooperação entre os dois países nos domínios da segurança pública e protecção civil.