Início » Moçambique e Botswana relançam cooperação

Moçambique e Botswana relançam cooperação

Por Idnórcio Muchanga

Os governos de Moçambique e Botswana manifestaram, esta tarde em Maputo, a vontade de incrementar a cooperação nos vários domínios, com destaque para as áreas da Agricultura, Infraestruturas, Aviação, Energia, Transportes e Turismo.

Com efeito, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi manteve conversações com o seu homólogo twana, Mokgweetsi Masisi que culminaram com a assinatura de dois instrumentos jurídicos que nortearão a cooperação, nomeadamente, Acordo para a Cooperação de Serviços Aéreos e para o sector de Arte e Cultura.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, José Pacheco, afirmou que as relações entre os dois países eram frutíferas e que em Novembro vai se realizar uma reunião interministerial.

A reunião visa preparar a cimeira dos dois Chefes de Estado, cujo topo da agenda será a viabilização do projecto do Porto de Águas Profundas  em Techobanine, na província de Maputo.

O projecto de Techobanine inclui a construção de uma linha férrea de mais de 1700 quilómetros, para facilitar as trocas comerciais entre os países envolvidos no empreendimento.

Outra iniciativa que se espera que ganhe novo ímpeto é a translocação de cerca de 500 elefantes para o repovoamento dos parques nacionais, sobretudo, o do Zinave, em Inhambane, com o objectivo de incrementar o turismo cinegético.

Unity Dow, ministra de Relações Internacionais do Botswana disse que o seu país considera Moçambique um parceiro estratégico para a cooperação nos vários domínios tendo frisado que estão em curso démarches para que até próximo ano se viabilize a ligação aérea directa entre os dois países, com as operações a serem asseguradas pela Air Bostwana.

Segundo explicou, o Botswana acaba de adquirir novas aeronaves e parte delas serão usadas para voar para Moçambique, por se tratar, segundo ela, de uma porta de entrada e saída para vários cantos do mundo.

Entretanto, ainda hoje, Mokgweetsi visitou a Central do Ciclo Combinado de Maputo e o Porto de Maputo. Amanhã, o estadista tswana vai sobrevoar a zona de Techobanine, para depois visitar o parlamento moçambicano. 

 

Você pode também gostar de:

5 comments

Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks 29 de Novembro, 2023 - 16:01

There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made

Reply
Live TV 3 de Fevereiro, 2024 - 14:04

Thank you very much for this wonderful information.<a href="https://www.maps.google.it/url?sa=t

Reply
kanal d canlı yayın 10 de Fevereiro, 2024 - 0:52

For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.-zwischen tüll und tränen online ansehen

Reply
mens hey dude shoes 10 de Março, 2024 - 5:19

I really like reading through a post that can make men and women think. – hey dudes women

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana