Início » Medalhada família de Chikussa

Medalhada família de Chikussa

Por admin

A família do falecido Coronel na reserva Antonio Chikussa recebeu no passado sábado a medalha intitulada, “ESTRELA KAGERA”, atribuída pelo governo de Uganda. A mesma foi entregue pelo Ministro dos Combatentes, Eusébio Lambo em representação do Presidente da Republica Filipe Jacinto Nyusi.

A medalha ora entregue resulta do reconhecimento do Povo de Uganda, pelo facto de o Coronel António Chikussa ter dirigido as tropas moçambicanas composta por um grupo de artilharia pesada que deslocara a Tanzania que juntamente com o exército Tanzaniano apoiou as tropas do presidente Yoweri Museven na Luta contra o ditador Iddi amin dada. Lembrar que as Forcas Armadas de Moçambique se envolveram na luta em apoio ao povo ugandês depois do ditador Iddi Amin Dada ter invadido uma parte do território Tanzaniano, afrontando os princípios de boa vizinhança e não agressão estabelecidos pela extinta Organização da Unidade Africana, (OUA).

Falando momentos depois de proceder a entrega oficial da medalha a família Chikussa, Eusebio Lambo, Ministro dos Combatentes enalteceu os feitos do medalhado pelo facto de este ter honrado o povo moçambicano com o espirito de entrega e coragem no processo da libertação do povo de Uganda, cimentando com corpo e alma a pujança internacionalista dos Combatentes moçambicanos.

Num outro desenvolvimento, Lambo disse ser característica do povo moçambicano associar-se aos desafios dos povos irmãos, quando necessário e bem como quando a razão assim o justifica, na luta para a conquista das suas independências tendo dado exemplos concretos, como são casos de Zimbabwe e a Africa do Sul.

Por seu turno, Fatima Chikussa filha do medalhado, intervindo em nome da família deixou ficar palavras de gratidão pelo facto de o governo ter organizado esta manifestação que honra nome do Coronel e família.

António Felisberto Chikussua nasceu em Messumba, no Distrito de Lago, na província do Niassa, a 01 de Setembro de 1947. Em 1965, incorporou-se na Frente de Libertação de Moçambique, tendo sido enviado a União Soviética onde treinou e tirou a especialidade de armas de Defesa antiaérea. Regressado da Tanzânia e Uganda, em 1985 Chikussa, foi nomeado chefe das operações do Comando militar provincial da Zambézia. Coronel Chikussa passou a reserva depois do fim da guerra dos 16 anos e faleceu em 22 de Dezembro de 2002 na cidade da Beira.

Você pode também gostar de:

1 comment

AI girlfriend 27 de Janeiro, 2024 - 16:27

Spot on with this write-up, I actually believe this amazing site needs a lot more attention. I’ll probably be back again to see more, thanks for the information.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana