Início » Material de votação nos distritos de Maputo

Material de votação nos distritos de Maputo

Por admin

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) a nível da província do Maputo vai concluir até amanhã, segunda-feira, a distribuição de todo material necessário ao processo de votação marcado para quarta-feira, dia 15 de Outubro.

Trata-se de cadernos eleitorais, boletins de voto, cabines, tinteiros, entre outros acessórios indispensáveis ao processo.

O STAE de Maputo formou um total de nove mil membros das mesas de votação, dos quais oito mil e 336 estão a ser contratados para os diversos pontos da província.

A propósito, o director do STAE de Maputo, Valentim Benzane, disse ao domingoque os MMV´s foram formados em duas fases e garantem uma qualidade para responder a todas questões relativas ao processo.

“A qualidade dos MMVs formados assegura-nos que de facto nos vão representar da melhor forma no dia 15, uma vez que nós como STAE ou CNE não estaremos lá nas mesas de votação”,observou.

No entanto, a província tem 118 locais desprovidos de infra-estruturas. Tal sucede porque um posto ou brigada de recenseamento pode produzir vários cadernos eleitorais.

Perante o constrangimento, estão em construção 118 alpendres. Para além disso, está prevista a montagem de 60 tendas. Estão igualmente mobilizadas 154 viaturas de todo tipo para atender ao processo.

Benzane assegurou que quer os alpendres, quer as tendas, estarão disponíveis antes de quarta-feira. Referiu igualmente que já foi concluída a produção de cadernos eleitorais, num total de 2104, incluindo as réplicas. Na prática, serão necessários 1244 cadernos.

“Na quinta e sexta-feira finalizamos a revisão dos cadernos para evitar troca dum caderno dum distrito para outro”– assegurou a nossa fonte.

 A província de Maputo inscreveu um total de 757 mil e 594 eleitores, tendo 17 mandatos para deputados da Assembleia da República e 80 para a Assembleia Provincial.

Para a Assembleia Provincial, o círculo eleitoral da Matola vai eleger 47 membros, Boane (oito), Magude (três), Manhiça (nove), Marracuene (seis), Matutuine (dois), Moamba (três) e Namaacha (dois).

A actual Assembleia Provincial comporta 75 membros da bancada do partido Frelimo e cinco da Renamo.

Entretanto, quinta-feira foi inaugurado o Centro de Imprensa daquela província. O local está provido de equipamento para a realização de trabalhos jornalísticos e ainda uma sala de reuniões.

Conforme apuramos na ocasião, no local terá lugar o apuramento dos resultados finais a nível daquele território.

Fotos de Carlos Uqueio

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana