Artes & Letras

Teatro estimula ocupação de espaços públicos

Dezenas de actores de vários grupos teatrais dos distritos de Mocuba, Lugela (Zambézia) e Manhiça, Namaacha e Marracuene (Maputo) beneficiaram de treinamento em matérias ligadas à ocupação de espaços públicos para transformação política.

Orientadas pelos membros do Centro de Teatro do Oprimido – Maputo (CTO), as oficinas visavam dotar os jovens e mulheres de ferramentas apropriadas para a promoção de debates em espaços públicos a exemplo dos conselhos consultivos distritais de escolas, de saúde e de água.

A segunda fase do projecto –financiado pela Action Aid –irá abranger as províncias de Inhambane e Cabo Delgado, tendo como mote os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, Trabalho Digno e Crescimento Económico.

A formação é baseada nas leis nacionais e protocolos internacionais como a Carta Africana para a Democracia, Eleições e Governaçao ou a Carta Africana da Juventude.

Os jovens formandos irão posteriormente, em função da realidade concreta local, produzir peças teatrais que serão exibidas nas escolas, mercados e outros locais de grande concentração populacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo