O Presidente da República, Daniel Chapo, instou os líderes religiosos a serem os mediadores incansáveis nas comunidades, na promoção do diálogo inter-religioso, a desarmarem os corações e as mentes para construírem pontes onde antes existiam muros, para a liberdade.
Daniel Chapo, que falava hoje, na 8ª Conferência Nacional Religiosa, frisou que a reconciliação é o alicerce, sem o qual a paz não se pode sustentar.
“Cada um de vós é um mensageiro desta paz que queremos consolidar continuamente em Moçambique”, destacou.
Conforme explicou, as confissões religiosas ao condenar a violência, ao promover a coesão social, ao ensinar os valores da tolerância e do respeito pela vida, estão a ser os soldados mais eficazes da batalha pela alma em Moçambique.
“A voz dos líderes religiosos é essencial para enterrar o machado da guerra e silenciar a linguagem das armas e do ódio”, sublinhou.
Para o Chefe do Estado a paz é um processo, um projecto inacabado que em todos os momentos precisa do empenho de todos como cidadãos, sociedade civil, confissões religiosas, partidos políticos e Governo.

