Início » INFORMAÇÕES DO GOVERNO: Deslocados e força estrangeira debatidos no Parlamento

INFORMAÇÕES DO GOVERNO: Deslocados e força estrangeira debatidos no Parlamento

Por Idnórcio Muchanga

A assistência humanitária aos deslocados de Cabo Delgado e região Centro, retorno de actividades da multinacional Total, bem como a fundamentação legal da entrada de forças militares estrangeiras no combate ao terrorismo em Moçambique constituem as principais inquietações que as bancadas parlamentares pretendem ver esclarecidas na sessão de informações do Governo agendada para quarta e quinta-feira.
Com efeito, a bancada parlamentar da Frelimo solicita ao Governo informação sobre a situação actual na província de Cabo Delgado e na zona Centro do país, no que diz respeito à assistência humanitária aos deslocados, bem como o estágio da reconstrução de modo a permitir o retorno seguro da população e a retoma dos projectos de desenvolvimento.

Sérgio Pantie, chefe da bancada, afirmou que o terrorismo em alguns distritos de Cabo Delgado inquieta os moçambicanos, daí a necessidade de uma vez mais o Governo explicar a situação actual e os passos em curso para a reconstrução dos estragos

No seu entender, a vinda das tropas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da República do Ruanda é salutar. “Estamos satisfeitos com a intervenção das forças estrangeiras que junto com as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique reconquistaram algumas zonas outrora nas mãos dos terroristas”.  Leia mais…

Texto de Maria de Lurdes Cossa
malu.cossa@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana