O Presidente da República (PR), Armando Guebuza, manifestou-se preocupado em relação aos desafios que se colocam aos países africanos em várias áreas com destaque para infra-estruturas e
diferentes manifestações da pobreza.
Numa exortação enviada ao nosso jornal por ocasião das Bodas de Ouro da Unidade Africana o Presidente Guebuza refere que “preocupa-nos ainda, o ressurgimento do fenómeno de mudanças inconstitucionais de governo, uma ameaça aos ganhos alcançados ao longo destas cinco décadas”.
Em resposta a esta tendência temos estado a reforçar a nossa capacidade de resposta no quadro da Arquitectura Africana de Paz e Segurança e a consolidar os ganhos no contexto do Mecanismo Africano de Revisão de Pares.África está bem posicionada para desenvolver soluções inovadoras para os desafios que enfrenta. Temos uma rica história de vitórias,honras e glórias e recursos para nos reinventarmos para continuarmos a construir a nossa prosperidade e bem-estar, refere o Chefe do Estado.
Guebuza exortou a todos os moçambicanos, do Rovuma ao Maputo e do Índico ao Zumbo, e no estrangeiro, a associarem-se, com entusiasmo e sentido de pertença a esta bela Mãe-África, aos programas alusivos ao Jubileu de Ouro da Unidade Africana. “Esta é uma oportunidade para nos curvarmos perante a clarividência dos fundadores da nossa organização continental e perante a sua persistência na realização da visão de uma África livre e independente”.
Entretanto, o PR parte na próxima quinta-feira para Adis Abeba, Etiópia, onde irá tomar parte nas celebrações do Jubileu de Ouro da Unidade Africana que se realizam sob o lema Pan-africanismo e Renascimento Africano, duas emblemáticas expressões da solidariedade africana e da luta pelo resgate da nossa dignidade, liberdade e independência.