Início » GUEBUZA EM BRUXELAS

GUEBUZA EM BRUXELAS

Por admin

O Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, participa esta quarta e quinta-feira, dias 2 e 3 de Abril, em Bruxelas, Reino da Bélgica, na 4ª Cimeira África-União Europeia, sob o tema “Investindo na Paz, na Prosperidade e nos Povos”.

Segundo um comunicado do Gabinete de Imprensa da Presidência da República, a cimeira tem em vista o reforço e expansão da cooperação e parceria económica, política, de investimentos e comércio entre os dois continentes.

Espera-se que os Chefes de Estado e de Governo da África e União Europeia (UE) examinem igualmente os progressos registados desde a última Cimeira realizada em 2010, em Tripoli, Líbia, no que tange à  implementação do 2º Plano de Acção da Estratégia Conjunta África-UE 2011-13” – refere a nota.

O mesmo documento indica que estão previstos vários eventos paralelos, com destaque para o Fórum de Negócios e o Fórum da Juventude, cujas conclusões e recomendações serão presentes à Cimeira.

Ademais, a Cimeira proporciona uma oportunidade para a realização de vários outros encontros bilaterais entre líderes africanos e europeus ou entre si, para tratar assuntos de interesse mútuo”.

O tema central da Cimeira será abordado em três sessões de trabalho dedicadas à paz, prosperidade e aos povos, incluindo uma sessão dedicada à aspectos institucionais da parceria, com destaque para a questão do financiamento.

O documento aponta também que a 4ª Cimeira África-União Europeia poderá adoptar três documentos principais, nomeadamente, a Declaração Final, que deverá conter principais intenções políticas dos líderes da África e da UE; um documento designado “O Caminho a Seguir”, que deverá conter o programa de acção e prioridades até 2017; e a “avaliação do relacionamento nos últimos sete anos”.

O documento informa que  na deslocação a Bruxelas, o Presidente Guebuza far-se-á acompanhar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, Ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Henrique Banze e pelos embaixadores de Moçambique junto à União Africana, em Addis Abeba, Manuel Gonçalves e junto à União Europeia, em Bruxelas, Ana Nemba Uaiene, bem como outros quadros do Estado.

 

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana