Nacional

Melhora qualidade de estradas em Tete

A província de Tete registou, nos últimos tempos, melhorias consideráveis ao nível de vias de acesso, oferecendo aos automobilistas que escalam aquela parcela do país melhores condições de transitabilidade.

O delegado provincial da Administração Nacional de Estradas (ANE), Daniel Machaie, disse que a maior parte dos problemas que existiam nas vias rodoviárias de Tete foram solucionadas gradualmente com vista a melhorar a circulação de pessoas e bens.

Trata-se de estradas consideradas estratégicas ao nível da província, com destaque para as vias que asseguram a ligação com as regiões de Mutarara, Zumbo e Tsangano.

Segundo a nossa fonte, os trabalhos consistiram na construção de novos pontões, factor que veio aliviar o grande problema da transitabilidade, sobretudo nas zonas baixas onde as inundações afectam as estradas.

A título de exemplo, na direcção de Tsangano estão a decorrer trabalhos de revestimento, sobretudo nas secções das estradas consideradas críticas. Estas obras visam assegurar a transitabilidade daquela via durante o período chuvoso.

domingoapurou que a província de Tete tem, actualmente, uma rede de estradas de 4360 quilómetros, dos quais para este ano está prevista a realização de trabalhos de manutenção numa extensão de 1300 quilómetros em estradas terraplanadas e cerca de 259 quilómetros, em vias asfaltadas.

Salientar que cerca de 700 quilómetros de estradas asfaltadas foram concessionadas ao grupo Estradas do Zambeze, a quem cabe a execução dos trabalhos de manutenção nos troços correspondentes.   

As estradas que estabelecem a ligação com a Zâmbia, Malawi e Zimbabwe, apresentam boas condições de transitabilidade. Actualmente é possível fazer a ligação para Malawi a partir de Mutarara e Zâmbia através de Zumbo, recorrendo-se a estradas não classificadas.

VANDALIZAÇÃO DE SINAIS

Daniel Machaie disse à nossa Reportagem que a província de Tete, assim como as restantes do país, também sofre com a vandalização dos sinais nas vias de acessos. A título de exemplo, a população solicita a colocação de lombas nas estradas, sobretudo as localizadas nas zonas residenciais, alegadamente porque os carros passam a alta velocidade, no entanto, no terreno constata-se que as placas que indicavam o limite de velocidade foram retiradas pela população.

Com vista a resolver o problema da vandalização de sinais, a ANE têm trabalhado com os governos distritais e os líderes comunitários no sentido de ajudarem na sensibilização das comunidades locais. Por outro lado, decorrem trabalhos de sensibilização para que as populações não se instalem nas áreas de reserva de estradas.  

Nas zonas localizadas perto das vias de acesso, a população não têm procurado se informar sobre as distâncias a respeitar quando estão para erguer algumas infra-estruturas. A situação agrava-se na saída da cidade de Tete em direcção a Moatize”, disse Machaie.

SALVAR A PONTE SAMORA MACHEL

A Ponte de Benga, localizada sobre o Rio Zambeze, é vista como sendo uma infra-estrutura que irá contribuir para dar “mais vida” à Ponte Samora Machel, que neste momento, está a suportar uma carga acima da sua capacidade normal.

A nossa fonte referiu ainda que cada camião que transporta carvão, incluindo outras cargas, tem uma capacidade limite de 56 toneladas, enquanto, a Ponte Samora Machel, foi preparada para suportar até 48 toneladas.

Referir que a Ponte Samora Machel foi construída no final da década de sessenta, tendo entrado em operação por volta de 1973. De lá a esta parte, aquela infra-estrutura tem estado a servir de única ligação entre a província de Tete e os países do “Interland”, designadamente Zâmbia, Malawi e o Zimbabwe. 

Benjamim Wilson

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