O chefe da bancada parlamentar da Frelimo, Sérgio Pantie, insta aos órgãos de administração eleitoral – Comissão Nacional de Eleições (CNE) e ao Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) para que tudo façam para garantir que o recenseamento eleitoral seja célere nos últimos quatro dias que restam.
O apelo foi feito esta manhã durante o seu discurso de encerramento da VII Sessão Ordinária da Assembleia da República. “Compatriotas, é importante participar do processo de recenseamento eleitoral porque só assim poderemos votar no dia 11 de Outubro. O recenseamento termina no dia 3 de Junho”.
Na ocasião, Pantie exortou aos partidos políticos e seus dirigentes, para que observem a legislação eleitoral, evitando quaisquer atitudes que se possam consubstanciar ilícitos eleitorais.
“Consubstanciam tais ilícitos, a atitude da Renamo de transportar cidadãos de zonas não autárquicas para as autárquicas com o objectivo de recensear, a agressão física e psicológica dos fiscais e brigadistas da Frelimo, bem como a queima de suas casas, a pernoita nos postos de recenseamento para avolumar as bichas e criar distúrbios, vandalização de equipamentos informáticos, entre outros”, apontou.
59
Artigo anterior