Início » Frelimo exorta cidadãos a aderirem ao recenseamento eleitoral

Frelimo exorta cidadãos a aderirem ao recenseamento eleitoral

Por admin

O primeiro secretário do partido Frelimo no Comité de Zona 4, Distrito Municipal KaMavota, Joel Arão Nhumaio, apela aos cidadãos em idade eleitoral para se distanciarem de quaisquer tentativas 

de obstrução do processo de recenseamento eleitoral que arrancou no dia 25 de Maio e que prolongar-se-á até ao dia 23 de Julho próximo.

 

 

Segundo afirmou, os cidadãos não devem ser influenciados por discursos inflamatórios que têm sido propalados pela Renamo, uma vez estarem asseguradas condições legais para que as eleições ocorram ainda este ano.

Nhumaio, que falava há dias numa reunião popular com a população do bairro Hulene “B”, na cidade de Maputo, fez questão de frisar que o exercício democrático não se compadece com ameaças ou intimidações.

Explicou que o processo de eleições internas de candidatos da Frelimo à presidência dos conselhos municipais, bem como a membros das respectivas assembleias, conhecerá uma inovação, que consistirá na eleição a partir da célula, passando pela zona até ao nível distrital.

Com esta inovação, segundo afirmou, pretende-se que o processo de escolha dos candidatos seja o mais abrangente de modo a tornar as eleições um momento de festa no seio dos militantes da Frelimo.

“Como já é do conhecimento de todos, na Frelimo quando termina um processo eleitoral inicia-se a preparação do próximo e porque vêm aí as eleições autárquicas queremos exortar a todos os cidadãos em idade eleitoral a aderirem ao recenseamento, pois só com o cartão do eleitor é que poderão exercer o direito de ser eleito e votar”,disse Joel Nhumaio.

Durante o encontro, aquele militante debruçou-se ainda sobre o actual estágio sociopolítico e económico do país, tendo apelado à população a preservar a unidade nacional, assim como o exercício democrático para todos os cidadãos, independentemente da sua filiação partidária.

Entretanto, Joel Nhumaio foi confrontado com algumas preocupações por parte dos munícipes, sobretudo, a problemática da gestão da lixeira de Hulene, assim como as águas estagnadas na chamada zona de Sitoe, ao longo da Rua da Beira.

João Tinga é cidadão residente no quarteirão 35. Mostrou-se satisfeito com o encontro havido, pois a partir dali ficou a saber qual é o procedimento para alguém chegar à presidência do município ou a membro da Assembleia Municipal.

No seu entender, as autoridades municipais que forem eleitas nas eleições que se avizinham devem fazer de tudo no sentido de melhorar a gestão dos resíduos sólidos que todos os dias são depositados na lixeira de Hulene.

Sublinhou que outra questão que lhe apoquenta está relacionada com a transitabilidade na Rua da Beira, sobretudo na chamada zona de Sitoe. “Antigamente até tínhamos uma carreira dos Transportes Públicos de Maputo, mas, de algum tempo a esta parte, a carreira deixou de escalar o nosso bairro devido às vias de acesso que estão bastante degradadas”. 

Sobre as ameaças da Renamo, referiu que são preocupantes na medida em que a população tem receio de que haja alguns oportunistas que se possam aproveitar da situação, “portanto, trata-se de indivíduos ambiciosos que a todo custo pretendem chegar ao poder sem nenhum trabalho plausível”.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana