Início » Filipe Jacinto Nhussi eleito candidato da Frelimo

Filipe Jacinto Nhussi eleito candidato da Frelimo

Por admin

Filipe Nhussi foi eleito, com uma margem expressiva, na noite de ontem, candidato da Frelimo para as eleições presidenciais de 15 de Outubro de 2014 mercê de 135 votos num universo de 197 eleitores, o correspondente a 68 por cento, contra 61 votos de Luísa Diogo, que representam 31 por cento dos votos validamente expressos.

A eleição de Nhussi, de 55 anos de idade, decorreu em duas voltas em virtude de, na primeira volta, os dois candidatos mais votados nomeadamente Filipe Nhussi (91 votos) e Luísa Diogo (46 votos) não terem conseguido atingir 51 por cento dos votos validamente expressos ou, seja, 50 mais 1 dos votos validamente expressos, como vem consagrado na Directiva sobre Organização de Eleições do Partido Frelimo. 

O processo de votação iniciou pouco depois das 19 horas e prolongou-se até a madrugada de hoje. O acto esteve, desde o princípio até ao fim, envolto numa expectativa invulgar e muita tensão entre os militantes da Frelimo e, sobretudo, de alguns pré-candidatos que se submeteram a eleição, em voto secreto. Foi um exercício democrático que se assemelhou, em muitas situações a um derby “impróprio para cardíacos”.

Concorriam ainda Alberto Vaquina (que obteve 37 votos), Aires Aly (19 votos) e José Pacheco (com 3 votos) os quais reconheceram a derrota e classificaram o processo como tendo sido conduzido de forma transparente e esteve dentro dos parâmetros da democracia interna do partido de tal sorte que só poderia vencer o melhor.

O presidente da Frelimo, Armando Guebuza, endereçou uma saudação especial ao vencedor e fez questão de sublinhar que a Comissão de Eleições fez um trabalho justo e transparente e até o escrutínio foi feito na presença de todos.

O timoneiro do partido no poder desafiou Filipe Nhussi a ganhar as eleições de Outubro: “é para vencer as eleições de Outubro e todos unidos marchemos para a vitória”.

O candidato da Frelimo é, nós acreditamos, candidato de grande parte do povo moçambicano. Todos nós contribuimos para se encontrar a melhor solução e depois escolhemos o nosso candidato. Os camaradas que concorreram prestaram um grande serviço não só a Frelimo mas também a nação moçambicana, disse Guebuza.

Importa referir que Filipe Jacinto Nhussi é natural de Namaua, distrito de Mueda, província de Cabo Delgado. É formado em Engenharia Mecânica e Mestrado em Gestão pela Universidade de Victoria, em Manchester, Inglaterra. Até a data da sua eleição Filipe Nhussi desempenhava as funções de Ministro da Defesa Nacional e é membro do Comité Central. É casado e pai de quatro filhos. 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana