Início » EXORTA PRESIDENTE CHAPO: Investir na formação moral das crianças desde a tenra idade

EXORTA PRESIDENTE CHAPO: Investir na formação moral das crianças desde a tenra idade

Por Jornal domingo

O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu ontem a necessidade de investir na formação moral, ética e cívica das crianças desde a tenra idade, como forma de prevenir comportamentos desviantes na juventude e promover uma sociedade íntegra e responsável.
Falando durante um encontro com líderes religiosos, por ocasião da visita de trabalho de três dias à província de Sofala, o Chefe do
Estado alertou para o crescente fenómeno da “normalização da
imoralidade”, sublinhando que muitos dos problemas sociais actuais, como o consumo de drogas, álcool, a violência e a corrupção, resultam da ausência de valores sólidos inculcados desde cedo.
“Se cada um de nós não tivesse aprendido na madrassa, na catequese ou na escola bíblica a distinguir o bem do mal, talvez hoje não teríamos chefes, nem líderes, nem pastores, nem professores com valores”, afirmou o Presidente da República.
Acrescentou que, tal como uma árvore torta que não se consegue endireitar na fase adulta, também o ser humano precisa ser moldado com bons princípios desde a infância.
O Presidente Chapo criticou a crescente dependência das crianças de dispositivos electrónicos e redes sociais, substituindo os valores
transmitidos pela família, igreja e escola.
“Hoje, as crianças são educadas pelo telefone. Depois, os mesmos pais surpreendem-se com atitudes que nunca ensinaram em casa. Mas o telefone ensinou”, disse.
O Chefe do Estado sugeriu que Moçambique possa aprender com
países que já adoptaram legislação restritiva sobre o uso de telefones móveis nas escolas, a fim de proteger a infância da exposição precoce a conteúdos inadequados.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana