DestaquePolítica

Esperança Bias apela à assistência psico-social às vítimas do terrorismo 

A presidente da Assembleia da República (AR), Esperança Bias apela ao Governo para prestar particular atenção à assistência psico-social aos deslocados vítimas do terrorismo em alguns distritos da província de Cabo Delgado, bem assim à reconstrução de infra- estruturas públicas e privadas danificadas pelos terroristas, para o regresso seguro da população às origens.

Esperança Bias, que falava esta manhã na abertura da IV Sessão Ordinária da IX Legislatura da AR, entende que o Plano de Reconstrução de Cabo Delgado para o período (2021 a 2024)   aprovado recentemente pelo Governo, deve ter em conta o Plano Económico Social, evitando a duplicação de esforços.

Acrescentou que o terrorismo é uma ameaça global, daí ser importante o reforço da cooperação bilateral e multilateral para a sua erradicação. “A intervenção da força conjunta da SADC, do Ruanda e das Forças Armadas de Defesa de Moçambique tem permitido a recuperação das zonas outrora nas mãos dos terroristas”.

A presidente da AR instou aos deputados das três bancadas a continuarem a busca de consensos na aprovação das matérias arroladas para esta sessão, num total de 41, cujo término está previsto para 17 de Dezembro próximo, tendo como último objectivo, os interesses do país e dos moçambicanos. 

Entre outras destacou a informação do Presidente da República, sobre a situação geral da Nação, as perguntas e informações do Governo e a proposta de lei do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2022.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo