Os delegados à sétima Conferência Nacional da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), reunidos na Escola Central do partido, na Motola, província de Maputo, procedem hoje à revisão dos Estatutos da organização, tendo como pano de fundo a idade para ser membro da agremiação.
O porta-voz do encontro, René Mucavele, disse esta manhã em conferência de imprensa que pretende-se ajustar a idade, na medida em que actualmente, os Estatutos indicam que são elegíveis jovens até aos 35 anos.
“O que nos pretendemos é que o eleito aos órgãos centrais cumpra o seu mandato, por exemplo, se entra com idade acima referida, até aos 39 anos deixe de ser membro efectivo para dar lugar aos outros, ao contrário do que acontece presentemente,” explicou, acrescentando que o objectivo é preservar a memória institucional.
Sublinhou que ainda hoje serão eleitos os membros dos órgãos centrais, para amanhã proceder-se à eleição do novo secretário-geral, onde estão na corrida dois candidatos, designadamente, Constantino André, da província de Gaza, e Samson Chongo, de Tete.
288