Início » ECONOMIA CRESCE 8.4 POR CENTO

ECONOMIA CRESCE 8.4 POR CENTO

Por admin

O Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, foi ao pódio detalhar as acções que serão executadas no âmbito da implementação dos dois instrumentos, 

onde a ênfase vai para as áreas de saúde e educação.

Assim sendo, Cuereneia disse que as previsões do exercício económico do próximo ano apontam para um crescimento económico na ordem de 8.4 por cento e para uma taxa média de inflação não superior a 7.5 por cento.

Nesse contexto, o titular da pasta de Planificação explicou que as áreas sociais merecerão destaque e o programa de construção de salas de aulas para o ensino primário por exemplo, aponta para mil, assim distribuídas:  Niassa (60); Cabo Delgado (76); Nampula (110), Zambézia (160); Tete (65); Manica (45); Sofala (75); Inhambane (106), Gaza (70); Maputo-Província (93) e Cidade de Maputo (140).

O outro sector relevante para o desenvolvimento é o das estradas e, neste,  Aiuba explicou que vários troços irão ganhar nova dinâmica na execução das obras, sobretudo na região Norte, tendo falado das estradas Cuamba- Mandimba-Lichinga e da  asfaltagem do troço Nampula- Cuamba. 

Na ocasião, aquele governante disse que o Governo já concluiu os projectos de engenharia de algumas obras, tais como: Cuamba-Muita, Muita-Mandimba-Massangulo, incluindo obras de fronteira única.

“Deste projecto, o lote Cuamba-Muita terá seu início em 2013 e os restantes logo que se conclua o pacote financeiro”, disse Aiuba, acrescentando que outras obras serão executadas ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1) como, por exemplo, os troços 3 de Fevereiro- Incoluane e Rio Save-Musúngué, Milange Mulumbo- Gúruè, entre outras.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana