O presidente da Comissão Técnica para o Diálogo Político Nacional Inclusivo, Edson Macuácua, concedeu uma entrevista exclusiva ao domingo, na qual explica ao detalhe o trabalho que o grupo está a desenvolver para a materialização dos compromissos assumidos no âmbito do Acordo do Compromisso Político, assinado a 5 de Março entre o Governo e partidos políticos com assento na Assembleia da República, assembleias municipais e provinciais.
De acordo com o nosso entrevistado, a Comissão Técnica está a instalar a arquitectura organizacional e institucional que assegure a mais ampla participação dos cidadãos no processo de diálogo nacional, de modo a que haja espaço para que todos possam participar e contribuir no fortalecimento do Estado de direito democrático, da paz, da coesão nacional e do desenvolvimento.
Sublinha que o diálogo será inclusivo, envolvendo a sociedade civil, a academia, o sector privado e os partidos políticos, num processo aglutinador e reconciliatório. “O diálogo está estruturado de modo que cada cidadão possa se apropriar e contribuir como parte do exercício da cidadania num processo aberto e participativo, permitindo o envolvimento de todos estratos sociais que compõem a diversidade da sociedade moçambicana”, disse Macuácua.
Sublinha que neste momento, está em curso a preparação da selecção de três personalidades de reconhecido mérito, provenientes da sociedade civil que deverão integrar a Comissão Técnica.
Segundo a fonte, será feito um convite público à sociedade civil para a apresentação de candidaturas, na medida em que já foram aprovados os termos de referência que definem os critérios a serem observados. Leia mais…