Um grupo de deputados da Assembleia da República, constituído pela presidente do órgão, Margarida Talapa, vice-presidentes e chefes das bancadas, escalou esta manhã, alguns distritos assolados, pelas cheias e inundações na província de Gaza.
Com efeito, os parlamentares sobrevoarem os distritos de Chókwé, Chibuto e a baixa da cidade de Xai-Xei, de onde são provenientes as 23 mil pessoas acolhidas no centro de Chiaquelane e outras 5 mil que se encontram abrigadas no centro de Javanhane, os dois maiores acampamentos em funcionamento naquela província.
Constaram que na cidade de Chókwé a água tende a baixar, cenário que permite a população refugiada em Chihaquelane visitar as suas residência e efctuar alguma limpeza, preparando-se para o regresso.
“Vimos que a cidade de Xai-Xai e alguns distritos estão debaixo das águas, culturas submersas, infraestruturas destruídas e população desabrigada. Queremos agradecer o facto de terem acatado os apelos dos órgãos locais, provinciais e centrais de se retirar das zonas de risco, onde fazemos apelos a não regressar”, apelou Margarida Talapa, instando a população a erguer as habitações nas zonas seguras.

