Convocação do 11.º Congresso no topo da agenda
A Comissão Política do Partido Frelimo reunida na sua 63ª Sessão Ordinária na última sexta-feira deliberou convocar a Vª Sessão Ordinária do Comité Central para os dias 21 a 24 de Abril próximo na Escola Central desta formação política, localizada na Matola, província de Maputo.
A agenda desta reunião será anunciada em tempo oportuno, mas prevê-se que se pronuncie sobre as datas e o local da realização do 11º Congresso desta formação política, previsto para o próximo ano.
Sob direcção do respectivo presidente, Filipe Jacinto Nyusi teve lugar na passada sexta-feira sexagésima terceira sessão do órgão supremo do partido com objectivo de analisar a situação política, económica e social actual do país e os passos em curso para o reatamento do diálogo.
Nessa reunião, a Comissão Política saudou o povo moçambicano e encoraja-o a prosseguir com as manifestações em prol da preservação da Paz, da Unidade Nacional, bem como do seu repúdio e condenação aos ataques armados perpetrados pela Renamo contra alvos civis, unidades das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, facto que perturba a circulação normal de pessoas e bens e destruição de propriedades públicas e privadas.
Aquele órgão encoraja o Governo a prosseguir com a busca de mecanismos para a protecção das populações, para que continuem a dedicar-se às suas actividades de construção do seu bem-estar e do desenvolvimento do país e saúda a Polícia da República de Moçambique e as Forças de Defesa e Segurança pelo seu empenho na prevenção e combate ao crime, protecção das populações e manutenção da Lei, Ordem e Segurança públicas, em todo o território nacional
A Comissão Política encoraja o Chefe do Estado a continuar com a sua postura de abertura ao diálogo, sem pré- condições, assente no respeito pela ordem jurídica vigente no país, tendo em vista soluções para uma paz efectiva e duradoira no nosso país e saúda o convite oficial formulado e endereçado a Afonso Dlakama com vista a materialização de um diálogo ao mais alto nível.
Num outro momento, o documento recebido na nossa Redacção congratula o Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS) pela orientação da 11ª graduação das forças policiais, que teve lugar no dia 26 de Fevereiro de último na Academia de Ciências Policiais, em Michafutente, em Maputo, acto que reforça a capacidade das FDS para elevarem os seus níveis de prestação na garantia do livre exercício dos direitos do cidadão.
Na mesma missiva o órgão máximo da Frelimo saúda o Presidente, Filipe Jacinto Nyusi pela orientação, da cerimónia de abertura do Ano Judicial, no passado dia 01 de Março, que teve como tema: “Pela Prevenção e Combate ao Crime Organizado e Transnacional”.
Na mesma reunião, a Comissão Política apreciou o trabalho realizado face aos resultados dos exames escolares dos últimos anos com destaque para 2015 e orientou o Governo a prosseguir com as actividades conducentes a melhoria da qualidade e condições de ensino.
A Comissão Política encoraja ainda o Governo a prosseguir com medidas visando evitar a perda de vidas humanas, destruição de infra-estruturas económicas e sociais, bem como a perda de culturas diversas, gado, em consequência das calamidades naturais, com maior enfoque para seca, cheias e inundações, que assolam algumas províncias das zonas Norte, Centro e Sul do País e apelo à solidariedade interna.
O órgão saúda a Mulher Moçambicana por ocasião das festividades alusivas ao mês da Mulher, e enaltece o papel do Destacamento Feminino que, através do patriotismo e heroicidade, jovens mulheres se dedicaram à causa da Nação e emancipação da mulher.