Início » COMEMORAÇÕES DA INDEPENDÊNCIA: Sessenta anos de ‘uhuru ya Tanzania’

COMEMORAÇÕES DA INDEPENDÊNCIA: Sessenta anos de ‘uhuru ya Tanzania’

Por Idnórcio Muchanga

Eram precisamente 10 horas e 18 minutos do dia 9 de Dezembro, quando Samia Suluhu Hassan, Presidente da República Unida da Tanzania, assomava ao Uhuru Stadium a bordo de uma viatura descapotada, decorada de vermelho e preto, em total sintonia com a tonalidade da sua própria vestimenta.

Respirava elegância e gracilidade, afinal era ‘uhuru ya Tanzania’ (na língua Kiswahili), ou seja, a independência da Tanzania, cuja comemoração ganhou o cerimonial e o simbolismo digno da sua dimensão.

De ‘baba’ (papá) Nyerere à ‘mama’ (mamã) Samia, já se somam seis décadas de construção de uma nação, cuja história e feitos se confundem com a de várias outras filhas da mãe África, que, a dado momento da sua existência, os seus povos sofreram repressão e humilhação do colono.

Mas o momento era de festa, comemorava-se “miaka 60 ya uhuru Tanzania imara”, o que traduzido significa 60 anos de uma Tanzania estável. Esta mensagem estava estampada por toda Dar-es-Salaam que recebeu as cerimónias centrais, a gigante cidade que se polariza entre o verde das plantas e o cinzento visível em inúmeros edifícios em construção, em pontes e nas estradas que lhe fazem todos os contornos.

A mensagem que se passava a todo instante é que “Tanzania imara” (está firme) e ao que parece, sim, pelo crescimento ao nível de infra-estruturas sociais e estradas, mas também a julgar pela musculatura militar exibida ao longo das celebrações. E é chegado o momento de dizer: “karibu” (bem-vindo), esta é parte da República Unida da Tanzania, cujo mote das comemorações encheu os tanzanianos de orgulho e a todos os países irmãos e amigos.

A verdade é que algo supremo e admirável foi devidamente destacado pelo Presidente da República Moçambique, Filipe Nyusi, convidado ao mais alto nível para participar na destacada cerimónia. Afirmou que o lema por eles adoptado: ‘Tanzania firme, o trabalho continua’, significa que estão comprometidos com o trabalho”, um comprometimento que ultrapassa as fronteiras da terra de Mualimo e estende-se por outros países. Leia mais…

TEXTO DE CAROL BANZE
carol.banze@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana