DestaquePolítica

Colocar Moçambique no topo das prioridades

O Chefe do Estado, Filipe Nyusi, apelou aos moçambicanos a reforçar o seu sentido de missão e lealdade para com o Estado, colocando o país no topo das prioridades de todos.

Filipe Nyusi dirigia-se, sexta-feira, aos moçambicanos por ocasião das festas do Dia da Família (Natal para os cristãos) e do Fim-de-ano.

Depois de referir que o Dia da Família e o fim-de-ano expressam o sentido de renovação, paz, conquista, compreensão, reflexão e prosperidade, Nyusi disse que esta quadra festiva deve ser um momento único, de júbilo e reflexão colectiva.

O Presidente disse ainda que o Governo continua comprometido e firme na busca da melhoria de condições de vida para o desenvolvimento dos país previu que um novo capítulo se abrirá em 2022.

Desta feita: “queremos aumentar a nossa resiliência e a diversificação da economia de modo a reduzir a durabilidade, choques externos, financeiros ambientais e riscos diversos”.

Lembrou que o ano de 2021 foi de realizações, numa conjuntura em que a economia nacional e mundial foram criticamente afectadas pela Covid-19.

A situação, segundo afirmou, prejudicou o tecido socioeconómico, causando perda de postos de trabalho, paralisação de várias actividades, encerramento de empresas trazendo impacto negativo no rendimento das famílias moçambicanas.

Para além dos efeitos negativos da pandemia da Covid-19, que afectaram fortemente os sectores económicos, público e privado, o comércio, turismo e mineração, Nyusi apontou também a ocorrência de temporais que atingiram alguns pontos do país.

O terrorismo e o extremismo violento, que afectaram brutalmente alguns distritos de Cabo Delgado, e os ataques protagonizados pela auto-proclamada Junta militar da Renamo em Manica e Sofala, sinistralidade rodoviária são outros factos que marcaram negativamente o ano prestes a findar.

Contudo, Nyusi reconheceu que apesar das adversidades, Moçambique não se vergou perante os constrangimentos, tendo buscado sempre o melhor na defesa e promoção da qualidade de vida do povo.

“O objectivo de controlar o impacto da Covid-19, proteger o Colocar Moçambique no topo das prioridades Sistema Nacional de Saúde de um possível colapso, início do processo de vacinação, entre outros, permitiram o reinício gradual das actividades produtivas”.

Nyusi sublinhou que o país observou avanços assinaláveis no combate ao terrorismo, fome e melhorias no cesso à água e energia. Disse ainda que os sistemas de educação e saúde também não ficaram estagnados.

O estadista afirmou também que no ano de 2021, o Governo desenvolveu diversas infra-estruturas sociais, económicas, com destaque para escolas, hospitais, estradas, pontes, aeroportos, tribunais e outros.

Filipe Nyusi congratulou o empenho, dedicação e sentido de missão patriótica das Forças de Defesa e Segurança ao repor gradualmente a tranquilidade dos locais afectados pelo terrorismo e assegurar o normal funcionamento das instituições do Estado e não só.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo