Política

Candidatos da Frelimo conhecidos em Agosto

Os candidatos da Frelimo à presidência dos Conselhos Municipais, bem como a membros das assembleias municipais, serão conhecidos até ao dia 30 de Agosto próximo, com a apresentação de

 candidaturas à Comissão Nacional de Eleições (CNE), segundo garantiu Damião José, Secretário do Comité Central para a Mobilização e Propaganda.

 

Brigadas centrais da Frelimo encontram-se nas províncias desde a última quinta-feira onde irão liderar o processo da escolha dos candidatos, antecedido da divulgação da directiva eleitoral e do Código de Conduta.

Em relação à directiva sobre a eleição dos candidatos, Damião José explicou que é um documento orientador que estabelece as regras para a escolha dos membros do partido a diversos níveis, desde célula, círculo, comité de zona até ao nível distrital ou de cidade.

Acrescentou que o processo conheceu algumas inovações, entre elas, o facto de os candidatos representarem efectivamente bairros de uma determinada autarquia para que possam servir de elo de ligação permanente entre os munícipes e os órgãos autárquicos.

A outra grande inovação prende-se com o facto de após a sua pré-eleição, os candidatos terem que escalar os respectivos bairros e explicar as principais linhas de governação, caso sejam eleitos presidentes dos Conselhos Municipais ou membros das respectivas assembleias.

“Antes da sessão do comité de zona, os pré-candidatos terão que descer até as bases para explicar as ideias que têm para desenvolver um determinado município e só depois disso é que saberão a sua sorte junto dos membros do partido”,explicou Damião José, sublinhando que quer os actuais titulares dos órgãos autárquicos, assim como outros militantes, partem em igualdade de circunstâncias com os demais.

O nosso entrevistado referiu ainda que a partir do dia 29 do mês em curso até 13 de Julho próximo, estão previstas campanhas internas, onde os pré- seleccionados terão que esgrimir todos os seus argumentos para conquistar a simpatia dos militantes do partido.

 

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

TERÃO QUOTAS MÍNIMAS

Damião José salientou que durante as eleições internas serão respeitadas percentagens mínimas para organizações sociais do partido, nomeadamente, 10 por cento à Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), 35 por cento à Organização da Mulher Moçambicana (OMM) e 20 por cento à Organização da Juventude Moçambicana (OJM).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo